Vou criar um site e agora? Quais os principais elementos que ele deve ter?

Desde a popularização da internet até a chegada da comunicação móvel hoje, os sites foram e ainda são os grandes aliados na divulgação de uma marca, produto ou serviços. Em muitos casos até são os protagonistas no sucesso de uma estratégia de venda.

Nos últimos 10 anos, a tarefa de criar um site mudou muito. Por isso, vamos ver aqui alguns dos elementos que são importantes em um site de sucesso atualmente.

Layout e conteúdo : Criar um site é bem mais do que programação

Muito se fala sobre layout clean e minimalista durante o desenvolvimento de um site, mas pouco se coloca em prática. Você sabe o que é isso? O layout clean e minimalista é o que evita os excessos, não utiliza fontes muito rebuscadas e a disposição de artes e cores de maneira mais limpa.

Por não dominarem muito do assunto, muitos acham que o site pode ser desenhado sem seguir qualquer regra de estilo, tendência ou tecnologia. E esse acaba sendo o erro mais comum, o que resulta em penalidades junto a Google.

Primeiro, é necessário entender que ao criar um site, você está criando uma nova porta de contato para seu negócio. Ele deve representar a identidade da marca online como uma espécie de vitrine digital.

Portanto, na fase de criação de layout, fuja do achismo! Pense estrategicamente. Como você pode vender sua marca de forma mais simples e objetiva?

Em segundo lugar, é preciso ter em mente que o conteúdo é quem manda. Mas não pode ser qualquer tipo de conteúdo! Não basta ter um amontoado de informações sobre seus produtos e serviços para preencher espaços. Isso transmite para o seu usuário insegurança e amadorismo. É preciso conteúdo relevante, que agregue valor para o leitor.

O ideal é a produção de um conteúdo bem planejado e estruturado, pensando nas palavras-chaves exatas para seu negócio.

Por fim, em terceiro lugar, é preciso pensar como esse conteúdo será disposto e apresentado na tela para seu usuário. Chamamos isso de arquitetura da informação.

Essa disposição é feita especialmente para ferramentas de busca como o Google. A forma como o texto e as fotos são dispostos no site, por exemplo, contam muito. Um texto claro e objetivo facilita a leitura que é feita pela inteligência artificial dos sistemas de buscas. Trata-se basicamente de um robô, olhando pelo ponto de vista do usuário.

Seja encontrado! Pense sobre seus Pontos de Contato e Vitrine

Como dito acima, é preciso que quando você for criar um site, tenha em mente que ele é uma vitrine online, uma loja virtual. E, como tal, ele precisa ter portas de acesso. Esses pontos são os formulários de contato, os dados de endereço redes sociais e as páginas de produtos.

Os formulários podem se portar como o segundo elemento mais importante de um site, logo depois do conteúdo. Eles são a principal forma de contato usada atualmente e seus formulários devem ser de uso simples, compatíveis com dispositivos móveis e conter informações que julgar importantes para o atendimento.

Não existe um número padrão de campos que os formulários devem ter. Você pode partir do básico como nome, e-mail, telefone e mensagem e ir evoluindo à medida que sua empresa ganha experiência online. É importante que os campos satisfaçam a sua necessidade na hora do atendimento.

Os dados da sua empresa, como endereço e telefone, também são de extrema importância Quando o visitante tiver dificuldades ou ser resistente à formulários, será através desses dados que ele chegará até você. Além disso, o Google considera esses dados para catalogar sua empresa em seu sistema.

A exibição de seus produtos e serviços online também deve ser levada em conta.

Sabe por quê?

  1. Seus produtos podem ter páginas de conteúdo rico para os motores de busca. Mas, o que seria isso? Uma descrição mais elaborada e atrativa, que não se restringe apenas aos dados técnicos.
  2. Elas podem conter formulários que te auxiliarão no atendimento. Exemplo: Quando um cliente procura por um produto, mas ele se esgotou em seu estoque, certamente seria uma venda perdida. Mas, se ao lado do produto houver um formulário, você poderá entrar em contato com ele assim que o produto for reposto.
  3. O consumidor de hoje quer ser cada vez mais bem informado. Por isso, estruturar bem as páginas que descrevem o que você vende é essencial. Uma exibição sem excessos nos textos e imagens, conteúdo rico somado à informações técnicas completas, garantem um melhor desempenho nas vendas online.

Hospedagem de Sites/Servidor – Seu site online de verdade

A hospedagem não é necessariamente uma parte estética do site, mas sim, uma ferramenta utilizada em todos eles. Ela é tão importante quanto todos os outros aspectos citados acima.

Um bom serviço de hospedagem consiste em tempo de carregamento do seu site e tempo que o servidor fica online. Sabe quando você acessa um site e ele demora a carregar? Você perde a paciência e o recarrega, certo? Ou desiste de navegar por ele. É aí que o serviço de hospedagem atua.

Caso esses dois pontos em seu site sejam precários, sua estratégia online pode se tornar completamente ineficiente, como dito neste artigo. O tempo de carregamento alto pode prejudicar seu posicionamento no Google, espantar seus visitantes, entre outros males.

Já o tempo online, chamado de uptime, consiste no tempo que o seu site fica online, acessível através do seu domínio. O tempo online aqui deve ser de 100%. Caso seja menor do que isso, seu site pode ficar fora do ar por alguns minutos e consequentemente, perder visitas, contatos e vendas.

Segundo o Google, os montantes de vendas perdidas devido má qualidade do serviço de hospedagem chegam na casa dos bilhões ao longo do mundo.

Ficou com dúvida sobre como criar um site? Entre em contato com a gente aqui.

Helison Santos

Helison Santos

A House é uma agência de marketing digital e desenvolvimento web que tem como missão oferecer soluções criativas em tecnologia e internet para os mais diversos tipos de negócios.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.