Vereador denuncia prefeitura por falta de atualização do Portal da Transparência

Órgão nega e afirma que dados são atualizados pela procuradoria; Caso foi parar no Ministério Público

O vereador de Divinópolis, Ademir Silva (PSD) protocolou, no Ministério Público, mais uma denúncia contra a prefeitura. Desta vez por descumprimento da Lei de Transparência. Ele alega que há três meses não é feita nenhuma atualização do portal.

Ao PORTAL CENTRO-OESTE, Ademir ainda ironizou dizendo que seria preciso “fazer um puxadinho no Ministério Público”, pois o vereador nunca é atendido pela prefeitura.

“Eu pedi para que eles atualizassem o Portal da Transparência e infelizmente isso não aconteceu. Então foi preciso que eu, novamente, ingressasse com uma denúncia ao MP”, argumentou.

Segundo Ademir, o Portal da Transparência é uma ferramenta de fiscalização.

“É necessário para que possam melhorar esse trabalho e possamos ter ciência, não somente o vereador, mas toda a população, do que a Prefeitura está fazendo, pagando ou deixando de pagar, o que estiver acontecendo”, relatou.

Para Ademir, a atualização facilita o trabalho de fiscalização do parlamentar sem precisar de trâmites do Legislativo, que levariam um tempo maior para obter resposta.

“Infelizmente, a nossa prefeitura está trabalhando em uma era mesozóica ainda”, disparou Ademir.

Outras solicitações

Estas reclamações não estão sendo feitas pela primeira vez, por Ademir Silva. Recentemente, ele também se queixou da ausência de outras informações, por parte da prefeitura, em relação a iluminação pública e também ao Serviço Municipal de Luto.

Sobre estes casos, o vereador disse que recebeu novas informações e fez mais alguns requerimentos para saber de outros detalhes. As respostas ainda não foram obtidas, mas Ademir contou que elas ainda estão dentro do prazo regimental.

Prefeitura

Ao PORTAL, a prefeitura de Divinópolis disse, através da assessoria de imprensa, que a falta de atualizações no Portal da Transparência não procedem.

O Executivo ainda afirmou que todas as mudanças no site são feitas de maneiras automáticas e que a controladoria é o órgão responsável por averiguar e adequar todos os procedimentos.

O líder do Executivo, Eduardo Print Jr. (SD) disse que as atualizações são feitas de forma trimestral ou quadrimestral.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Centro-Oeste. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.