Portal Centro Oeste | Credibilidade Online

Última Hora

No results found.

UFSJ e Semusa criam o Centro de Especialidades

A Universidade Federal de São João del Rei em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) implantará o Centro de Especialidades Médicas (CEM UFSJ/Semusa) que funcionará no prédio do antigo pronto-socorro e consiste no atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas que será feito pelos professores médicos, residentes e alunos da UFSJ.

O investimento será dividido entre a UFSJ e a Semusa (Foto: Divulgaçaõ)

O investimento será dividido entre a UFSJ e a Semusa (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

Em reunião ocorrida entre o Secretário Municipal de Saúde Davi Maia e o Diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu Prof. Eduardo Sergio da Silva ficou acordado que a UFSJ fornecerá o mobiliário e equipamentos necessários, enquanto a Prefeitura de Divinópolis se responsabilizará pela mão de obra necessária para reforma do local.

De acordo com o Diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu Prof. Eduardo Sergio da Silva, a princípio já estão definidos os atendimentos nas seguintes especialidades médicas: endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, cardiologia e pneumologia. Mas outras especialidades poderão integrar em breve a lista inicial.

Serão atendidos no Centro os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o Secretário Municipal de Saúde Davi Maia, após o atendimento na Atenção Primária, os pacientes que necessitarem de atendimentos específicos serão encaminhados para o CEM e após a finalização do tratamento ele retornará à Unidade Básica de Saúde para que o acompanhamento continue.

O Secretário confirmou ainda que o CRER – Centro de Reabilitação Regional também passará a atender no mesmo local, facilitando o acesso dos usuários. Ele reforça ainda que os atendimentos na Policlínica continuarão da mesma forma e que o CEM vem para ampliar o número de pessoas atendidas.

O investimento inicial será cerca de R$300 mil entre recursos da UFSJ e da Prefeitura de Divinópolis e o início das atividades será no próximo semestre, provavelmente na primeira semana de agosto. A administração do CEM  ficará a cargo do Prof. Denny Veloso, coordenador do curso de Medicina da UFSJ e do Gerente de Núcleos Especializados da Semusa Kilder Rocha.

Para o Diretor Prof. Eduardo Sergio da Silva essa parceria trará grandes benefícios para todos os lados. Os usuários que terão as vagas de atendimento ampliadas, a Semusa que melhorará o atendimento nas especialidades médicas e a UFSJ que proporcionará mais um campo de prática importante na formação de seus alunos.

Hiperdia

O CEM irá incorporá o Hiperdia anunciado em abril deste ano. O programa prevê tratamento especializado para pessoas com diabetes e hipertensão. A previsão era de o espaço do antigo pronto-socorro e também da Unidade II do Hospital São João de Deus ser readequado até junho. Com a nova parceria o Centro Especializado deverá começar a funcionar em agosto deste ano, para depois o Hiperdia deixar o papel.

4 Comentários

    • Marlene Vilasboas
      12 de junho de 2015

      Cada hora os dirigentes do SUS falam uma coisa. Era pra ser SAMU, HIPERDIA e agora o tal do CEM. Falam muito e fazem pouco. Deus nos acuda!

      Reply
    • Antonio VIdal
      12 de junho de 2015

      Isso mesmo! Estáo achando que o povo é palhaço! Fora Tucanos Sacanas!

      Reply
    • Maria Prisca
      15 de junho de 2015

      Centro de Especialidades nada mais e’ do que Policlinica (QUE JA EXISTE). E’ facil inventar o que ja exite nessa gestao. Mas resolver problemas que e’ bom ninguem quer.

      Reply
    • EX-Servidor Comissionado
      15 de junho de 2015

      Caros leitores, existe a falta de varios profissionais na rede do SUS municipal, enquento outros sao contratados a rodo. Faltam muitos dentistas. Tiraram a competente dentista da UPA… se tiver dor de dente minha gente, em alguns bairros so no particular!

      Reply

Deixe seu comentário

Captcha *