Seminário BIM leva especialistas a Divinópolis

Sebrae mostra modelo que permite otimizar resultados operacionais e financeiros do setor, com maior integração de processos na obra

Maior produtividade e redução do desperdício são dois grandes desafios da indústria da construção civil, principalmente para os pequenos negócios do setor. Uma oportunidade para a melhoria da gestão e da sustentabilidade do segmento é a tecnologia BIM, que vem se consolidando no mercado brasileiro e é tema de um seminário que o Sebrae promove, nos dias 21 e 22 de novembro, em Divinópolis: o III Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas, que reunirá especialistas, empresários e profissionais da cadeia para apresentar experiências bem-sucedidas no setor.

BIM é a sigla de Building Information Modeling, metodologia de trabalho em expansão no mercado brasileiro da construção. “Este novo modelo permite otimizar os resultados operacionais e financeiros na construção civil, pela maior integração dos diversos processos de uma obra”, explica Jefferson Santos, analista do Sebrae Minas.

O BIM beneficia toda a cadeia produtiva do setor e tem impacto direto no usuário final, que poderá ter, por exemplo, um orçamento mais fidedigno da obra. “Com esse método, o usuário tem como saber com 98% de acerto, em alguns casos, qual o prazo e o custo do serviço que ele está contratando”, afirma Jefferson. Isso é possível, segundo o analista, porque a metodologia elimina a superposição de tarefas em uma obra, já que garante o registro de todas as informações e seu compartilhamento para as partes envolvidas.

O evento em Divinópolis será composto por palestras e painéis, que abordarão temas diversos. A abertura será feita pelos presidentes do Conselho Administrativo do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos; do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe; e do Sindicato da categoria (Sinduscon-CO), Eduardo Augusto Nunes Soares.

Programação

21 de novembro, quarta-feira

09h30 – Palestra “Economia Nacional e Construção Civil: Desempenho e Perspectivas para 2019”

Palestrante: Ieda Vasconcelos

Especialista em análises econômicas e setoriais sobre a Construção Civil, é economista pela PUC-MG, mestre em Gestão e Administração pela Universidade FUMEC, assessora econômica do Sinduscon-MG, economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), professora e coordenadora do Curso de Economia no Centro Universitário Unihorizontes.

11h – Palestra “ Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades”

Palestrante: Ricardo Aloysio e Silva

Especialista em Engenharia de Projetos Industriais, Produção Automobilística, Sistema de Gestão Integrado e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino e Tecnologia. Há 19 anos no Sistema Fiemg/Senai atua como Gerente de Educação para a Indústria e está à frente de programas relacionados à Indústria 4.0, aumento de produtividade e eficiência energética.

13h30 – Palestra “ O que o BIM pode fazer por você agora? “

Palestrante: Eduardo Marques Arantes

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia de Estruturas, doutor em Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua em pesquisas, desenvolvimentos e implementações práticas em empresas de construção civil, relacionados com inovações e melhorias em Processos de Projeto integrados e Métodos de integração projeto-produção que envolvam a Modelagem da Informação da Construção (BIM).

14h10 – Palestra “BIM nos Sistemas Prediais”

Palestrante: Mateus Moreira Pontes

Arquiteto e mestre em Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Sócio da empresa Eficácia Projetos e Consultoria Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto arquitetônico, atuando principalmente nos temas projeto arquitetônico, gestão de projetos, sistemas CAD / BIM.

16h – “BIM: O que o Sebrae pode fazer por você agora?”

Palestrante: Jefferson Dias Santos

Pós-graduado em Gestão de Pequenos Negócios e em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, é o coordenador estadual de projetos Construção Civil do Sebrae Minas e responsável pelo desenvolvimento de soluções que possibilitem orientar os pequenos negócios de Minas na implementação do BIM.

16h20 – Ações Senai para Construção Civil

Palestrante: Hudson Gonçalves

Graduado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Eletromecânica pelo Senai. Supervisor técnico no Senai, atuando como gestor do setor de Inovação e tecnologia, atendendo a empresas em ensaios laboratoriais, inovações para industriais através de P&D e consultorias para atendimento a normas e regulamentos e processos produtivos.

Dia 22, quinta-feira

10h15 – Palestra “Como Especificar Vidros de Controle Solar”

Palestrante: Viviane de Biagio

Arquiteta especialista em especificação de vidros de controle solar da Guardian do Brasil.

11h10 – Palestra “Tecnologia e Certificações Obrigatórias para Esquadrias de Alumínio”

Palestrante: Ronaldo Valadares Castro

Gerente de Mercado – Construção Civil da Empresa Perfil Alumínio do Brasil. Especialista em Marketing e Administrador de Empresas.

13h30 – Palestra “Desempenho acústico e térmico para edificações habitacionais”

Palestrante: Jorge Frances Rodrigues

Engenheiro Civil, palestrante e pesquisador, atua em projetos e consultoria em isolamento térmico, conforto acústico e proteção passiva de estruturas em condições de incêndio. Autor de trabalhos científicos em sistemas argamassados a base de agregados leves com função termo acústica.

15h – Palestra “Recuperação de Estruturas em concreto Armado’

Palestrante: Eli Antônio de Oliveira

Eng. Civil, Pós-graduado em Recuperação de Estruturas em concreto armado. Diretor da empresa Impermatex.

16h15 – Palestra “Muros de Contenções com blocos Terrae”

Palestrante: Luiz Otávio de Pinho Tavares

Formado em engenharia civil, pela escola de Engenharia Kennedy em 1999 e com especialização em geotécnica ambiental pela UFMG em 2005.Trabalha com a comercialização de geossintéticos e soluções geotécnicas desde 2001.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.