Presidência da Câmara: Kaboja X Janete X Edson

Corrida para viabilizar Mesa Diretora começa; Vereadores tentam antecipar eleição para novembro

Passadas as eleições, começam as articulações para outro pleito: presidência da Câmara de Divinópolis. O assunto já ganhou o plenário, nesta terça-feira (10) e voltará nesta quinta (11), com o projeto que antecipa para 09 de novembro a escolha de quem irá compor a próxima Mesa Diretora. Atualmente ela ocorre em dezembro após o encerramento das reuniões ordinárias.

No páreo um nome conhecido, Rodrigo Kaboja (PSD) e outro que poderia fazer história ao ser a primeira mulher a comandar o Legislativo: Janete Aparecida (PSD). O vereador Edson Sousa (MDB) também articula. Nesta terça (10) ele esteve na prefeitura conversando com o prefeito, Galileu Machado (MDB), em busca de apoio.

A briga de Kaboja e Janete vai muito além da disputa pelo apoio dos vereadores. Eles também travam um embate interno dentro do partido. Apesar das siglas sempre negarem envolvimento no processo, o martelo é batido pela cúpula local e, geralmente, com interferência direta do prefeito. Antes de qualquer decisão, eles precisam mostrar poder de aglutinação.

Kaboja

Kaboja disse que ainda analisa se irá disputar (Foto: Divulgação/CMD)

Kaboja, desde 2017, não esconde o interesse de ocupar mais uma vez a cadeira. Entretanto, ao PORTAL mostrou-se mais cauteloso. Disse que irá se reunir com o prefeito nesta quinta-feira (11) e com os parlamentares. Apesar de não declarar-se abertamente na disputa, afirmar ter apoio certo de alguns colegas. Dentre eles estariam César Tarzan (PP) e Nêgo do Buriti (PEN), considerados “filhos adotivos”.

Em cindo mandatos, Kaboja já foi presidente em quatro. Ao PORTAL afirmou só entrar na disputa quando tiver certeza de vencer.

“Não entro para perder”, enfatizou acrescentando que ainda precisa conversar para viabilizar a chapa e só depois irá decidir se disputará.

“Se os vereadores me pedirem para ser, eu serei”.

Janete

Janete afirmou ter sido procurada por vereadores (Foto: Divulgação)

Janete – atualmente primeira secretária – ainda está tímida e enfrenta, entre os obstáculos, o machismo travestido de velhas desculpas como “falta de experiência” ou “tarefa árdua”.

Nunca na história da Câmara de Divinópolis uma vereadora foi eleita presidente. Elas já compuseram a Mesa Diretora e chegaram ao máximo a vice-presidência. Este é o caso de Dorzinha e Eliana Piola. Ambas assumiram o cargo na década de 1990.

Num cenário compostos quase que na totalidade por homens, a única vereadora de Divinópolis terá um desafio a mais: vencer o machismo. As articulações já começaram e alguns nomes já declaram apoio, caso ela consiga atrair os votos necessários. Um deles, seria Eduardo Print Jr. (SD).

Ao PORTAL a vereadora disse que está estudando a possibilidade e que alguns edis a procuraram. Entretanto, afirma que não há definições, inclusive se irá entrar oficialmente na corrida pela cadeira máxima da câmara. Ela também reconhecer as dificuldades de se fazer ouvida por ser mulher. A postura firme e de oposição também poderá dificultar a viabilização.

Edson

Edson é o único que confirma estar na disputa (Foto: Divulgação/CMD)

Edson foi o único a se declarar abertamente na disputa. Disse ter comunicado o prefeito e o líder do partido, Dr. Delano.

“Tenho uma chapa em mente e acredito, com toda humildade, respeito, que vamos ter uma chapa de consenso, liderada por mim. Se por ventura isso não correr acredito que vamos vencer”.

O vereador já presidiu o Legislativo em 2006. Sem criticar sucessores deu uma alfinetada dizendo que sempre prezou pela “democracia” e levou ao plenário as decisões.

 

Em meio a esses nomes outra via pode surgir. O vereador Sargento Elton (Patriota) que alcançou 20 mil votos para deputado federal também poderá tentar articular. A reportagem do PORTAL tentou contrato com o parlamentar, mas a ligação não foi atendida.

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.