Última Hora

No results found.

Prefeitura fechará quatro UEAs

Amanda Quintiliano

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou, nesta terça-feira (12), o fechamento das quatro Unidades Especiais de Atendimento (UEAs). A justificativa é a baixa demanda pelo serviço e a necessidade de reavalia-lo para melhorar a cobertura.

A denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde, Renato Ferreira (PSDB) na reunião ordinária de hoje (12). Ele disse que tentará se reunir com representantes da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador Dr. Delano (PMDB) reagiu à fala do parlamentar.

Delano queixou-se novamente da falta de diálogo do Executivo e disse que não cabe mais discussão. Afirmou que os vereadores precisam impedir o fechamento das unidades que funcionam nos bairros Niterói, São José, Centro e Ipiranga.

Custeio

A alegação do município é também o alto custo para manter o programa funcionando. Criado em 2015 para dar suporte a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o custeio é exclusivamente feito pelo município. O valor investido mensalmente não foi informado. Hoje, as unidades atendem cerca de 12 pessoas por dia.

No novo formato proposto pelo município, a responsabilidade poderá ser compartilhada com os demais entes federados.

“O objetivo é permitir melhor aproveitamento de profissionais contratados para serviços em outras unidades de saúde e, assim, melhorar a cobertura em toda a cidade”, consta na nota enviada pela assessoria da prefeitura.

O programa de readequação de custos da Saúde passa também por renegociação de todos os aluguéis pagos pela Semusa, com meta de redução de aproximadamente 40% dos valores atualmente despendidos. Essa reformulação será apresentada da Reforma Administrativa que será encaminhado até o final deste mês para votação dos vereadores.

Dificuldade

De acordo com informações extraoficiais apuradas pela reportagem do PORTAL, a dificuldade na contratação de médicos também é um dos motivos. Uma das médicas pediu demissão após ser assaltada na unidade do bairro Niterói. As UEAs funcionam de 18h às 22h nos postos de saúde.

Os atendimentos em horários normais serão mantidos normalmente. Sofrerão alteração apenas os atendimentos que ocorrem após as 18h nestas unidades. A data de encerramento das atividades não foi informada.

Deixe seu comentário

Captcha *