Nova audiência pública é marcada para debater fechamento de Cmeis

Mães de alunos se reuniram novamente com vereadores nesta terça-feira (06)

O fechamento dos Cmeis, em Divinópolis, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (06). Um grupo de mães se reuniu com a Comissão de Educação da Câmara Municipal e após isso foi definido que uma audiência pública deverá ser realizada, na próxima segunda-feira (12), a partir das 19h, no plenário do Legislativo. Esta é a segunda audiência a ser marcada. Na última semana, uma estava prevista, porém não foi realizada.

Segundo o presidente da comissão, Roger Viegas (PROS), houve um consenso com os país e a reunião ocorrerá, para listarem os gargalos causados com o fechamento das unidades. Eles também deverão apresentar provas que contestam as argumentações do município. Além de justificar com a redução de alunos eles falam de laudos do Corpo de Bombeiros que impedem o funcionamento nos prédios.

Roger também afirmou que um convite foi feito ao Ministério Público, para agir em conjunto, objetivando uma saída para o problema.

“Uma audiência quando é bem elaborada, tem provas plausíveis, concretas e isso é levado de fato ao MP. Se eles não estiverem presentes, da mesma forma levaremos para a promotoria e vamos sim cobrar bastante”, afirmou.

O parlamentar diz também que na interpretação dele e de outros edis, existem argumentações exageradas pela Secretaria de Educação

“Outra parte que também nos chama a atenção, na questão dessas impossibilidades de funcionamento, como corrimão, acessibilidade, esses Cmeis, no caso do Douglas Miguel Vilela, funciona lá há 12 anos dessa forma”, citou.

Fechamentos

No início do mês de outubro, a Prefeitura anunciou que os Cmeis Victor Hugo Lopes, no bairro Sagrada Família e do Douglas Miguel Vilela, no bairro Santo Antônio, serão fechados no ano de 2019. Como foi relatado pelo PORTAL, os pais de alunos das duas escolas estão se reunindo e até confeccionando abaixo assinado para evitar que as unidades fechem as portas.

Para o ano que vem, também está prevista a redução de turmas no Cmei Herbert de Souza, no bairro Vila Cruzeiro, a diminuição de turmas, de 18 para 14, devido ao número insuficiente de matrículas.

Prefeitura

Em contato com a Prefeitura, o Executivo, através da assessoria de imprensa, afirmou ao PORTAL que não há previsão de fechamento de nenhum outro Cmei, além dos já anunciados.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Centro-Oeste. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.