Mudanças em avenida causam transtornos no bairro Interlagos em Divinópolis

By 10 de março de 2018 Cidades, Manchete

 

Após pintura estratigráfica ser realizada no local, o resultado das obras não saíram conforme foram planejadas; Trânsito e comércio foram prejudicados

Marcelo Lopes

Mudanças no trânsito na região do bairro Interlagos, em Divinópolis, têm causado transtornos a quem passa pela Avenida Dolores Aguiar Rabelo. Após ser realizada uma pintura estratigráfica no local, os resultados das obras não saíram conforme foram planejadas. O presidente da Câmara de Divinópolis, Adair Otaviano (MDB), relatou ao PORTAL que recebeu diversas denúncias sobre irregularidades na finalização das modificações e ao averiguar, a situação se confirmou. 

“Fizemos fotos da pintura, ficamos analisando e vimos que ela ficou muito bonita só no chão. Na hora que foi colocado em prática, para poder ver se o trânsito está fluindo e funcionando, não estava. Não estou falando somente como legislador e fiscalizador, mas como motorista profissional que sou, de carreta, de caminhão, de ônibus. Lá, o trânsito ficou inviável depois da pintura. Denunciei aqui na Câmara, que a pintura ficou cheia de cortes. Cortes para aqui, para ali, mas na realidade, ela não está funcionando”, disse.

Adair também critica a construção de uma rotatória no local, alegando que é “imensa”. Segundo ele, carros de grande porte, caminhões, carretas e ônibus não conseguem contorná-la, além da dificuldade de transeuntes ao atravessarem a região.

“Toda vez que as pessoas iam passar por lá, estavam passando por cima dos bueiros, das bocas-de-lobo. Tirou todo o eixo da rua. A pessoa tinha que entrar em um eixo de uma outra rua para poder fazer a rotatória […] Carreta nenhuma consegue virar dentro da faixa. Entra três, quatro metros na contramão”, explica.

O parlamentar prossegue.

“Eu até questionei aqui, se um veículo, um motoqueiro, um carro bater com um caminhão e alguém morrer, quem é o responsável?”.

Atitudes

Adair disse que levou o secretário de trânsito e transportes, Waldo Martinho, ao local para o mesmo verificar a situação. Segundo o edil, foi relatado a ele que as pinturas seriam refeitas, mas até o momento, só a rotatória foi desmanchada. Além disso, Otaviano relatou à nossa reportagem que na região prejudicada, acidentes foram registrados. O parlamentar cobra mais respeito aos comerciantes, já que os estacionamentos também foram retirados.

“Botaram umas tartarugas lá e depois tiraram. Mas depois da pintura feita já aconteceram mais de sete acidentes e eu não lembro de acidentes ali enquanto a rua era mão e contramão, porque lá era uma avenida de quatorze metros, sete para ir e sete para voltar. Mexeram e em alguns lugares, colocaram três pra ir e pra voltar. Na realidade, não tem mais o que fazer do que o arroz com feijão. Dividir a avenida no meio, sete metros para cada lado, e respeitar os comerciantes que estão ali”, relata.

Foram relatadas também irregularidades pela empresa responsável pelas obras.

“Escutei a fala de alguns vereadores e eles abordaram que a empresa que está fazendo a pintura estratigráfica não está querendo consertar serviço errado e que está fazendo novos serviços na nossa cidade. Então iremos alertar o senhor prefeito, Galileu Machado (MDB), que se ela não quer consertar, a Prefeitura não pode pagá-la para fazer outros serviços”.

Comércio

No lado dos comerciantes, a situação também se confirma. Daniel Rodrigues Oliveira, dono de uma loja de peças para motos há mais de dez anos na Avenida Dolores Aguiar Rabelo, diz que foi um dos empreendedores mais prejudicados pelas modificações na região, obtendo prejuízos.

“Na minha porta, além de terem proibido o estacionamento, foi onde foi feita a faixa única, sentido bairro, tive que me adequar ao novo trânsito e nisso tive prejuízos com gastos em construção, no caso, na mudança da estrutura da loja. Fora isso, o movimento na loja caiu pela metade ou até mais”, relata.

Daniel também chegou a presenciar acidentes.

“Eu presenciei mais de um, na verdade de uns três a quatro acidentes aqui, tanto em frente a minha loja quanto na rotatória e também na porta de um posto de gasolina”, completa.

O que diz a Prefeitura

Confira na íntegra o posicionamento da Prefeitura, em nota divulgada pela assessoria de comunicação.

“Técnicos da Usina de Projetos e da Secretaria de Trânsito iniciaram a revisão do trânsito na Rua Dolores Aguiar, próximo ao Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Interlagos. A readequação atende aos pedidos dos moradores do local e motoristas que circulam pela região. A Settrans sinalizou o trânsito com placas e cones. Na segunda quinzena de Abril tem início o redimensionamento e reposicionamento da rotatória no cruzamento com a Rua Antônio Fonseca. A demarcação com pintura estratigráfica também será realizada.”

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.