Mitos e verdades sobre a vacinação

Portal Centro-Oeste

Ainda existem muitas pessoas que contestam a importância da vacinação e se apegam a mitos para tentar justificar, como por exemplo, de que elas podem acarretar em problemas de saúde. Porém, a história mostra outra realidade. 

A Revolta da Vacina – violenta manifestação popular ocorrida no Rio de Janeiro em 1904 contra a imunização obrigatória da varíola – mostrou bem os efeitos positivos da vacinação. Já naquela época, o governo conseguiu controlar a revolta e erradicou a varíola – doença contagiosa, caracterizada por febre e lesões cutâneas -, por meio da vacinação em massa.

Além da varíola, o Brasil, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), já conseguiu praticamente erradicar a poliomielite e diminuir drasticamente os casos e mortes relacionados a sarampo, rubéola, tétano, difteria e coqueluche. 

O pediatra do Hospital São João de Deus, Dr. João Henrique de Camargos fala sobre a importância de se manter o cartão de vacina em dia e os riscos.

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.