Divinópolis recebe congresso internacional de educação neste fim de semana

Em dois dias, seis palestrantes abordaram, em diversos temas, a educação infantil

Divinópolis recebeu, durante esta sexta-feira (12) e sábado (13), o Congresso Internacional de Educação Infantil – Brincarte 2019. O evento, promovido pelo Inexedu contou com a presença de palestrantes reconhecidos no Brasil e também no exterior, além de diversas outras atrações para os visitantes que acompanharam a programação.

Palestras

A palestra de Eric Chartriot, O Magicontador, encerrou o congresso, em Divinópolis – Foto: Marcelo Lopes/Portal Centro-Oeste

No primeiro dia, a palestra inicial foi ministrada por Marta Relvas, que abordou a neurociência, desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil.

Já no sábado, pela manhã, três palestras foram realizadas. Israel Boniek abordou a subjetividade e aprendizagem à infância no século XXI. Gabriela Dal Forno ministrou em relação às reflexões inspiradoras ao que os bebês são capazes e Marta Jarreta Melega falou ao público sobre a relação entre psicanálise e infância. Para encerrar o congresso, duas palestras ocorreram à tarde. Primeiramente, Joe Garcia ministrou sobre a revolução da educação infantil, ocorrida na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália.

Em seguida, o francês Eric Chartriot, O Magicontador, fechou o congresso com chave de ouro, falando sobre “A Aprendizagem Através do Lúdico”. Na palestra, ele fez analogias, através de números de mágica, para o professor obter uma melhor relação com seus alunos. O palestrante falou para o PORTAL CENTRO-OESTE sobre como ele iniciou esta metodologia.

Reconhecimento

Ao PORTAL, Tiago Cardoso, sócio fundador do Inexedu e organizador do evento, disse que o congresso surpreendeu e superou todas as expectativas, com a presença de 400 pessoas, dentre elas, visitantes da região e de outras cidades do país, que puderam vivenciar o nível das propostas apresentadas.

“Estamos muito satisfeitos e o feedback está sendo bem positivo (…) Em um deles, uma professora falou que a aula dela na próxima segunda-feira será diferente. Sem dúvida nenhuma, esse evento vai contribuir e muito para mudanças positivas na educação”, contou.

O evento também teve a aprovação dos visitantes. Mércia Cunha, diretoria de uma escola de Divinópolis, declarou que o enriquecimento de conhecimento ocorreu a cada palestra e também contou que a formação de toda a equipe pedagógica precisa ocorrer de maneira continuada.

“O professor nunca está pronto, inocente, diria eu. O educador que pensa que já atingiu o estágio do qual não precisa aprender, estudar, ele vai se estagnar no tempo e não irá mais conseguir acompanhar a educação, pois as próprias crianças evoluem, se modificam é claro que a educação também se transforma (…) Precisamos valorizar cada vez mais estes eventos quando eles acontecem aqui em Divinópolis”, ressaltou Mércia.

Para o psicólogo Fred Clementino, Divinópolis receber uma proposta como a apresentada pelo congresso é um privilégio.

“Os nossos educadores tanto daqui, quanto das cidades vizinhas, passam a ter o melhor conteúdo e as melhores oportunidades em termos de palestras, conferências e assim contribuímos com a formação mais ampla dos professores”, elogiou.

Professora, Bárbara Martins contou que é super importante que a criança seja sempre protagonista, em qualquer âmbito educacional que ela esteja.

“Nós aprendemos muito com elas e a partir de um olhar mais específico do professor, conseguimos desenvolver as especificações de cada criança. Foi um evento muito bom e já estou ansiosa para o seminário de agosto”, falou.

Seminário

Sucesso no ano passado, o Inexedu confirmou, no congresso, as datas do Seminário de Excelência em Educação deste ano. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Centro-Oeste. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.