Diferenças entra gripe e resfriado

Confundir espirro com gripe é uma tradição cultural do brasileiro. Mas, na verdade, as vezes não passa de um resfriado ou uma simples rinite alérgica. Muita gente não sabe distinguir um resfriado de uma gripe, e, às vezes, acaba tratando errado.

Apesar de serem parecidos em alguns pontos, a gripe é um pouco mais séria que o resfriado. A pessoa obrigatoriamente tem febre que ultrapassa 38,5º, às vezes chegando aos 40º. Dores no corpo, sensação de mal-estar muito intensa, cabeça levemente torporosa são alguns dos sintomas.

Já os sintomas do resfriado são mais brandos, como uma leve dor de garganta, uma discreta febrícula (37º e fração) e um pequenino mal-estar.

No vídeo desta semana o médico Dr. Michel Fiúsa esclarece quais são os sintomas, as causas e tratamento dessas doenças. Ele ainda fala sobre mitos, como andar descalço ou abrir a geladeira enquanto se está gripado ou resfriado.

O médico também aproveita para tirar dúvidas sobre a “vacina da gripe”.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.