Última Hora

Decoração e programação resgatam espírito natalino em Itapecerica

Marcelo Lopes

Itapecerica já está em clima de Natal. No último domingo (03) se iniciou uma programação especial para a data, o Natal Iluminado, realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo, segundo a organização, é de estimular o comércio no local para as festividades desta época.

As luzes que iluminam a Praça Dom José Medeiros, conhecida como Praça do Coreto, foram ligadas no primeiro dia da programação, que contou com a chegada do Papai Noel e posteriormente uma apresentação do Studio de Dança Patrícia Araújo.

Além das expectativas para ampliar o movimento nas vendas das lojas, também há a intenção de resgatar a magia natalina para a cidade, como explica a Secretária de Cultura, Simone Toledo.

“A nossa ideia é trazer para Itapecerica o que o local nunca teve, porque as pessoas saem daqui para levar os seus filhos para outras cidades para ver o Papai Noel. A nossa ideia é que as pessoas fiquem no município, que o espírito natalino aflore nelas, que saiam de casa para visitar as praças, os presépios. Itapecerica é uma cidade de cunho religioso muito grande, onde seus habitantes participam das festividades, então eu acredito que isso fará com que renasça o espírito natalino nas pessoas, principalmente nas crianças.”, conclui Simone.

Já sobre a primeira noite, a Secretária analisa o resultado do evento e o retorno do público com otimismo.

“Foi inexplicável, foi muito mais do que nós esperávamos. Foi mágico e brilhante.”

Moradores

A estudante Luana Carvalho, de 20 anos e nascida em Itapecerica, acredita que o evento também tem o objetivo de unir, confraternizar e trazer pessoas que nunca visitaram o município.

“Isso vai unir a família, as crianças e também chamar a atenção do público fora da cidade. Ainda mais agora, no período de férias. Os estudantes que moram fora da cidade podem trazer algum amigo e isso pode também ser uma novidade”, relata.

Missa do Galo

Outro evento que segue o calendário de fé e religião na cidade é a Missa do Galo. Realizada antes mesmo da fundação do município em 1789, a passagem do dia 24 para 25 de dezembro possui sempre algo especial.

Para o Padre João Luiz Moreira, a tradição simboliza a celebração do nascimento de Jesus.

“Para nós cristãos é realmente uma data muito significativa. É celebrar a vida de Deus, que vem se encontrar conosco e senti-lo muito próximo de nós”, responde.

A expectativa de público para a cerimônia na Igreja Matriz é de entre 1.000 e 1.500 pessoas.

Programação

O calendário de apresentações no Natal Iluminado continua nesta sexta-feira (08) com a participação do Grupo LasDivas, a partir das 20h30 e outras diversas apresentações até o dia 23 de dezembro, todas essas realizadas na Praça Dom José Medeiros Leite.

Para os comerciantes, o horário especial de funcionamento das lojas na cidade se inicia no dia 16 (sábado), tendo o seguinte cronograma:

Dia 16/12 (sábado): de 9 às 16 horas;

Dia 17/12 (domingo):  não haverá funcionamento;

Do dia 18 (segunda) ao dia 20/12 (quarta): de 9 até 20 horas;

Do dia 21 (quinta) ao dia 23/12 (sábado): de 9 às 20 horas;

Dia 24/12 (domingo): de 9 às 18 horas.

Fechando as festividades, o Papai Noel retorna para uma sessão de fotos entre os dias 20 e 24, de 15 às 20 horas (horários estes até o dia 23). No dia 24, o bom velhinho estará à disposição de 10 às 15 horas.

Nas missas, os horários estão logo abaixo:

Dia 24/12 (domingo), às 21 horas, na Igreja de São Francisco

Dia 25/12 (segunda), às 09 e 19 horas na Igreja Matriz e às 09 horas na Comunidade de Boa Viagem

Fotos cedidas pela Secretaria Municipal de Cultura

Deixe seu comentário

Captcha *