Casal de idosos se casa em asilo de Divinópolis » Portal Centro-Oeste

Última Hora

No results found.

Casal de idosos se casa em asilo de Divinópolis

Valquíria Souza

Especial para o Portal Centro-Oeste

As flores coloridas no altar já davam o indício de que a cerimônia seria linda e com capricho de detalhes. O noivo, José Pinto Batista, de 78 anos, chegou com quase meia hora de antecedência e recebeu o carinho dos convidados. Com um brilho nos olhos que saltava, ele mal sabia explicar em palavras o que se passava em seu tímido coração. Afinal, é a primeira vez que ele se casa.

Enquanto isso, a noiva Francisca Carmelita Gontijo, de 75 anos, recebia os últimos cuidados que incluíram unhas feitas, cabelo arrumado, maquiagem e um vestido digno dos sonhos de qualquer noiva. Tudo conseguido pelos voluntários, em especial a jornalista Bárbara Almeida, que os conheceu logo que se mudaram para Divinópolis.

Segundo a técnica em enfermagem, Lídia Lima, que trabalha no Lar dos Idosos, já faz alguns dias que a noiva estava ansiosa.

“A pressão arterial dela está até elevada, tamanha a empolgação”, comentou.

O casal está junto há 11 anos (Foto: Valquíria Souza)

O casal está junto há 11 anos (Foto: Valquíria Souza)

E não foram só os noivos que capricharam no traje, os convidados também fizeram questão de vestirem-se à altura do momento. Dona Zilda Maria, que também é interna, escolheu um vestido rosa, com gola trabalhada e um cinto dourado para acompanhar a cerimônia. Sentou-se logo na primeira fileira de bancos.

“A gente fica feliz por eles. Então vale dar uma arrumadinha”, afirmou.

Hoje são cerca de 50 internos no local, muitos deles participaram da cerimônia, incluindo a irmã do noivo, Petrina, que reside no asilo.

“Eles manifestaram interesse em unir-se em matrimônio. E assim passam a receber os benefícios espirituais e os sacramentos. Além disso, vão dividir o mesmo aposento”, comentou padre Vicente Ferreira de Lima, que celebrou o casamento.

O ritual católico foi seguido à risca, um pajem e duas daminhas fizeram a entrega das alianças. As promessas de fidelidade e amor mútuo foram ditas em alto e bom som, em meio aos flashes dos fotógrafos.

Para completar não faltou o encerramento com um beijo apaixonado que durou alguns segundos e arrancou sorrisos entre os convidados. Muita gente se emocionou ao ver o amor dos dois sendo selado de forma pura e verdadeira.

Assim, em frente às imagens de São José e Nossa Senhora Aparecida, o casal realizou um sonho, planejado em pouco tempo, mas que se tornou possível graças ao empenho de muita gente que se identificou e acreditando no amor, deu uma mãozinha.

Os dois vivem no Lar dos Idosos em Divinópolis (Foto: Valquíria Souza)

Os dois vivem no Lar dos Idosos em Divinópolis (Foto: Valquíria Souza)

História de amor

Francisca é viúva há 15 anos e é mãe de oito filhos, quatro deles vivos: Iuri, Maria da Conceição, Elizabete e Júlio César. Tem 15 netos e oito bisnetos, o último nascido nesta semana. Era vizinha de José em São Gonçalo do Pará e após a morte do marido eles começaram a se relacionar.

Francisca foi a primeira e única namorada de José. Quando os familiares dele resolveram sobre a mudança para o Lar dos Idosos, ele foi categórico e disse que só aceitaria, se Francisca viesse junto. A mudança para o local ocorreu em março deste ano.

“Como eles ficavam em alas separadas no asilo, resolveram se casar, para poderem ficar juntos. Ele é muito bom para minha mãe, sendo assim a família toda busca apoiar. O consideramos mais que um pai”, destacou Maria Conceição Lopes Gontijo.

O casal não formalizará a união em cartório, priorizaram estabelecer a relação somente sobre as bênçãos de Deus. Os convidados participaram ainda de uma festa na quadra do Lar dos Idosos com direito a cardápio variado que incluiu caldo de feijão e salgadinhos.

Deixe seu comentário

Captcha *