Atletas reivindicam a reabertura do Parque da Ilha

By 8 de janeiro de 2019 Cidades, Destaques com foto, Esportes

Local foi interditado há cinco meses por infestação de carrapatos; Espaço está fechado para prática de esportes

Uma manifestação está marcada para esta quinta-feira (10) com o intuito de reivindicar a reabertura do Parque da Ilha, no bairro Niterói, em Divinópolis. O local está interditado há exatos cinco meses devido aos registros de casos de febre maculosa na cidade. Na época, houve uma promessa de que os portões seriam reabertos em outubro, porém isso não aconteceu.

Ao PORTAL CENTRO-OESTE, Cláudio Prado, um dos fundadores da Associação Divinopolitana de Skate (ADS), relatou que a iniciativa está sendo organizada por acreditar que não existem motivos para o local permanecer fechado. Ele crê também que o problema não são os carrapatos, mas sim o descaso do município com o parque.

“Vários outros locais que margeiam o Rio Itapecerica já foram liberados, como o próprio clube da Prefeitura. Se completam cinco meses que o parque está fechado, mas até hoje não se tem um planejamento ou plano de ação do Executivo para que volte a funcionar”, disse Prado.

Impedimento na prática de esportes radicais

Além dessas razões, ele também contou que desde a interdição, ocorrida em agosto, centenas de atletas que utilizavam as pistas de skate, BMX e patins do Parque da Ilha, tiveram os treinamentos prejudicados.

“A pista é o único local apropriado para a prática desses esportes. Com ela estando fechada muitos atletas estão sem um local adequado para treinar, sendo que hoje contamos com competidores de peso, que participam de grandes eventos nacionais e internacionais”, explicou.

Desculpas

De acordo com Cláudio, a ADS foi informada de que a Prefeitura não possui recursos financeiros para a reabertura do local. Entretanto ele lembra que a pista foi reformada pela própria entidade.

“A maior pista do estado de Minas Gerais e uma das mais conservadas do país, nunca contou com verba municipal ou manutenção da Prefeitura. Fomos nós, atletas, que realizamos, através de mutirão com doações e vaquinha, os reparos e pintura da pista. Nestes 10 anos de existência, o Executivo nunca ajudou com nada. Então não justifica manter a pista fechada, uma vez que nunca dependemos do Município para funcionar”, contou.

A manifestação está prevista para ser realizada a partir das 14h.

Prefeitura

O PORTAL entrou em contato com a Prefeitura para verificar a situação atual do Parque da Ilha e através da assessoria de imprensa, disse que ainda não há previsões para a reabertura do local. O Município também afirmou que irá informar a população no caso de alguma novidade.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

É repórter do Portal Centro-Oeste. Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL CENTRO-OESTE. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL CENTRO-OESTE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.