Última Hora

No results found.

Trotes no Samu somam 598 e polícia é acionada

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa uma semana de atuação nesta quarta-feira (14) e já mostra com dados sistematizados que tem mudado a perspectiva de atendimentos de urgência e emergência nas 54 cidades da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

O Samu foi inaugurado no dia 6 de junho em Divinópolis com a presença do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e demais autoridades políticas envolvidas na implantação do Serviço. As atividades tiveram início em toda região no dia 7 de junho.

A Central de Regulação das Urgências já recebeu 2.647 ligações, segundo o último relatório acessado às 19h desta terça-feira. Um dado que tem preocupado é o alto número de trotes, 598, do total das ligações, ou seja, 22,59%. O índice levou a diretoria a acionar a polícia para investigação. Os números de telefone são registrados pelo sistema. A equipe também tem tentado a partir do retorno de ligações a conscientizar quem faz trotes.

Prazo de atendimento

Um dos gráficos aponta ainda, que o Samu levou durante os primeiros dias de atuação 25 minutos em média, até a chegada da ambulância no local do fato. Este tempo é calculado a partir do momento em que a Central recebe a ligação e que a ambulância chega no local da ocorrência.

Lembrando que a estimativa pelo número de ambulâncias na região e pela extensão territorial dos municípios, foi previsto que as ambulâncias chegassem nas ocorrências em até 40 minutos.

Durante a coletiva, o secretário executivo do CIS-URG e coordenador do Samu, José Marcio Zanardi reforçou que o Samu é um Serviço de atendimento pré-hospitalar, ou seja, as equipes tripuladas estão aptas a realizar procedimentos que garantam estabilidade de vida até o encaminhamento do paciente para a unidade de saúde mais adequada.

De acordo com Zanardi, ele não é apenas um meio de transportar pacientes. Mesmo com o prazo entre ser acionado e chegar até o endereço indicado, ele menciona que ainda o suporte telefone da equipe orientando sobre o que fazer e como agir com o paciente.

O encaminhamento de cada paciente é feito pela Central de Regulação das Urgências, que diante do relato de quem aciona o 192, empenha uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

Neste caso, a equipe da Central também faz o encaminhamento para a unidade de saúde que poderá no melhor tempo dar suporte a cada caso, como relata o diretor médico do Samu, Marco Aurélio Lobão.

Telefone

Sobre os problemas com telefonia, foi informado que as medidas já foram tomadas e que, caso a ligação para o Samu não seja completada, outros serviços de resgates, como Corpo de Bombeiros, podem e devem ser acionados.

SAMU

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG), o Samu tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência no menor tempo possível.

Para dar agilidade aos atendimentos, o Serviço conta com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que dão suporte total a 54 cidades que integram a Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

Mais informações na nossa Fanpage.

 

Deixe seu comentário

Captcha *