Última Hora

No results found.

Trabalho de aluno da Uemg Divinópolis é premiado

O trabalho “Utilização de Sistema de Informação Geográfica – SIG na elaboração de mapas de orientação esportiva”, desenvolvido pelo estudante Rodrigo Bernardino de Oliveira, do 6º período do curso de Engenharia Civil da UEMG Unidade Divinópolis, recebeu o prêmio de primeiro lugar na modalidade de Processo e Produto (área de Engenharia Civil) durante a 26ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Campus de Divinópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

O objetivo do trabalho é aprimorar e agilizar, por meio da utilização das ferramentas de SIG, a elaboração de mapas na área de orientação esportiva. “O esporte de orientação é uma atividade que, necessariamente, se utiliza de bússolas e mapas para sua realização. Os mapas utilizados devem ser produzidos em uma escala grande, possibilitando, assim, mais detalhes do terreno. Nos mapas, são registrados os elementos antropológicos e naturais, sendo que, dos naturais, as curvas de nível, geralmente, são as que demandam mais esforço do mapeador, pois são dados coletados in loco, com o auxílio de receptores GPS. Neste sentido, este trabalho busca apresentar um processo que aprimore e agilize esta tarefa”, ressaltou o estudante na apresentação do trabalho.

Apresentado no formato de banner, o trabalho foi orientado pelo professor Roger Alexandre Nogueira Gontijo, que leciona a disciplina Geoprocessamento Aplicado e Impactos Ambientais no curso, e coorientado pela professora de Geografia Nádia Cristina da Silva Mello, do Cefet-MG Campus Divinópolis.

A META é realizada desde 1978 pelo Cefet-MG com o objetivo de “divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores e alunos dos cursos técnicos e de graduação à comunidade e visitantes de outras instituições educacionais e/ou empresariais”.

Deixe seu comentário

Captcha *