Última Hora

No results found.

Samu recebe 118 trotes em 24 horas na região

Portal Centro-Oeste

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, iniciou os atendimentos às 7h desta terça-feira (7) e nas 24 horas de atuação do Serviço em toda região foram registradas 430 ligações no 192. Deste total, 118 foram trotes, ou seja, 27,44%. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (08) pela diretoria do Samu.

O número de trotes está acima da média. De acordo com índices de outros Samu, eles correspondem entre 10% e 15% das ligações. Motivo de preocupação para a equipe.

“Isso pode causar o deslocamento da equipe e deixar de atender outra pessoa que realmente precisa. É o empenho de recurso público desnecessário”, afirmou o secretário-geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (Cis-Urg), José Márcio Zanardi.

Uma análise geral da diretoria do Serviço constatou que o SAMU 192 recebeu em média 18 chamadas por hora, o que equivale a cerca de três ligações a cada 10 minutos. Foram 66 orientações médicas, 44 que não precisaram de orientação de médicos, 50 não resultaram em atendimentos por motivos diversos, 51 atendimentos externos e por seis vezes as ambulâncias saíram, mas não foi necessário o atendimento. Das ligações recebidas, 95 caíram e não foram completadas.

Samu

Gerenciado pelo Cis-Urg, o Samu tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência no menor tempo possível. Para dar agilidade aos atendimentos, o serviço conta com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que dão suporte total a 54 cidades que integram a Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

Deixe seu comentário

Captcha *