Última Hora

No results found.

Projeto amplia acesso ao Museu GTO

Com apoio da Prefeitura de Divinópolis, o projeto “O Museu na Escola – GTO” na rede municipal de ensino foi iniciado. A ação acontece através de parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação, e está inserida no Programa de Incentivo à Cultura do governo do estado de Minas Gerais.

O objetivo do projeto é ampliar o acesso e o conhecimento da obra e vida do escultor divinopolitano Geraldo Teles de Oliveira – GTO, ao retratar sua trajetória de vida e arte.

O “Museu na Escola” se desenvolverá por meio das ações de formação continuada da Secretaria de Educação, através do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), com a realização de cursos, oficinas e exposições de painéis nas escolas públicas da rede municipal de Divinópolis.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto e neto de GTO, Alex Teles, é importante que os estudantes tenham conhecimento de artistas da cidade auxiliando, inclusive em processos de aprendizagem.

“É importante mostrar que a arte é um trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante a formação de artistas. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio”, afirmou.

As escolas municipais Adolfo Machado e Padre Guaritá já receberam o projeto “Museu na Escola” em 2017. Ainda receberão o projeto as escolas municipais São Geraldo, Antonieta Fonseca, Darcy Ribeiro, Professora Veneza Guimarães, Padre João Bruno, João Gontijo, Sidney José de Oliveira e Centro Técnico Pedagógico (Cetepe). O encerramento do projeto acontecerá no mês de agosto, na Praça da Catedral.

Deixe seu comentário

Captcha *