Última Hora

No results found.

Medicina chinesa auxilia em tratamentos

Bruna Costa 

Bem Feminina

A acupuntura é mundialmente conhecida por seus benefícios à saúde, essa especialidade da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), atua como tratamento complementar e eficaz em diversas patologias. O método foi muito bem aceito no Brasil e tem muita gente aí aproveitando os benefícios da acupuntura. 

De acordo com a fisioterapeuta, Andreia Fernandez , MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos e trata do reequilíbrio dos meridianos energéticos no corpo humano. Segundo a tradição chinesa, nesses meridianos estão à base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando a sua circulação normal sofre um bloqueio ocorrem distúrbios nos órgãos internos. 

A acupuntura é o método mais conhecido (Foto: Divulgação)

A acupuntura é o método mais conhecido (Foto: Divulgação)

Tecnicamente, a MTC é atualmente dividida em cinco especialidades que promovem o equilíbrio e melhoram a sua circulação nesses meridianos. O mais conhecido, sem dúvida, é a acupuntura, tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos. Mas, também tem o Tui Na, massoterapia chinesa que utiliza técnicas de massagem e manipulação; a Fitoterapia, tratamento com plantas medicinais; o Qi Gong, exercícios terapêuticos chineses; e a Dietoterapia, especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos. 

O objetivo dessas especialidades não é apenas tratar as doenças, mas principalmente prevenir e promover a saúde. Andreia realizou um curso de aprimoramento em MTC na China, onde teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área.

“Estou levando para o Brasil um pouquinho de tudo que vi, meu intuito é aprender com professores que já viajaram o mundo divulgando a MTC e aprender no país berço da acupuntura”, comenta Fernadez.

Acupuntura para todas as idades 

Andreia Fernandez possui pacientes de todas as idades que utilizam a acupuntura como uma

Tui Na é outra técnica da medicina tradicional chinesa (Foto: Divulgação)

Tui Na é outra técnica da medicina tradicional chinesa (Foto: Divulgação)

alternativa eficaz de tratamento e prevenção. Segundo ela, a acupuntura aplicada nas crianças ajuda em problemas como obesidade infantil, diabetes, transtorno de deficit de atenção (TDAH). Nas mulheres ajuda nas cólicas menstruais, menstruação irregular, TPM,  fogachos (ondas de calor da menopausa), infertilidade, insônia, enxaqueca entre outros.

Já para os idosos o método atua em lesões tendineas, lombalgias, dificuldades de movimentos e sequelas de AVC.

“É importante frisar que o praticante de MTC, não faz diagnósticos de doenças e sim avalia e trata desequilíbrios energéticos. Acho que podemos ter uma vida melhor e com qualidade sem ter que abusar de tanta medicação”, finaliza Andreia.

 

Sobre o Colunista

Revista Bem Feminina

Moda, beleza, saúde e todos os assuntos relacionados à mulher em Divinópolis e Região Centro Oeste.

Deixe seu comentário

Captcha *