Última Hora

No results found.

192 estará disponível a partir desta quarta (07)

Portal Centro-Oeste

A rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (06). Mas, os atendimentos serão iniciados nesta quarta-feira (07) pelo 192. Serão 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs).

A Central de Regulação das Urgências do Samu funcionará em Divinópolis e contará com médicos reguladores, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operadores, apoio administrativo e profissionais especializados como farmacêutico. 

Para atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

O Samu deve ser acionado por exemplo, em casos de acidentes, dores súbitas no peito, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto, queda acidental, crises convulsivas, traumas (tórax, abdômen, crânio, fraturas), perda de consciência (desmaio), sangramentos hemorragias.

 Já o Corpo de Bombeiros ficará por conta de incêndios, tentativas de suicídio, salvamento aquáticos, desabamentos, deslizamentos de terra, acidentes com pessoas presas às ferragens, choques elétricos, quedas de alturas com mais de 7 metros, vazamento de gás.

“Temos que deixar claro, houve dúvida a população pode ligar para o Samu. Haverá um médico regulador que fará a tomada de decisões se deve ou não enviar o recurso. Mas, o Samu tem uma atuação ampla de casos clínicos e traumáticos. A maioria dos traumáticos, como queda, acidentes, serão atendidos pelo Samu”, explica o diretor técnico do serviço, Marco Aurélio Lobão.

Atendimento

O serviço atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra das 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender a região.

Com o início das atividades do Samu Oeste, e considerando os doze Samus municipais e os cinco Samus Regionais, 540 dos 853 municípios mineiros passam a ter acesso ao serviço, o equivalente a 63,30% de cobertura, atendendo cerca de 15,1 milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado perfazendo assim 72,4 % de cobertura populacional. O Samu 192 Regional está implantado e em pleno funcionamento em cinco regiões ampliadas de saúde – Norte, Nordeste/Jequitinhonha, Centro Sul, Sudeste e Sul.

Deixe seu comentário

Captcha *